quarta-feira, 11 de agosto de 2010
AULA 04: 11 de agosto - quarta-feira - PESQUISA ON-LINE
Na aula de hoje, vamos realizar uma pesquisa on-line dos primórdios da Comunicação.
Abaixo, uma lista de itens que serão pesquisados por duplas ou trios de alunos.
.
Após a pesquisa livre na internet, a dupla ou trio deverá fazer um COMENTÁRIO NO BLOG, citando o item pesquisado, realizando um comentário opinativo, e citando as referências pesquisadas (colocar os links dos sites pesquisados. A dupla deve finalizar assinando o comentário).
.
Os itens para pesquisa são:
1) Quais foram os primeiros povos a desenvolver a escrita?
2) As pinturas rupestres
3) Trovas e trovadores - Idade Média
4) Jograis e literatura de cordel
5) Actas diurnas (as atas romanas)
6) Teatro da antiguidade
7) Os correios, as cartas, os pergaminhos, a origem do papel (e do papiro)
8) Sugimento da tipografia e da impressão
9) Surgimento do livro
10) A oralidade
11) A pré-história
12) A história da Bíblia
13) A Epopéia
14) Romance de Cavalaria
15) A carta de Pero Vaz de Caminha
16) O que é escrita CUNEIFORME?
17) As antigas civilizações
18) A prensa de Gutenberg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Escolhi o item 08 - O que é a escrita cuneiforme?!
ResponderExcluirLink de pesquisa: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060609062802AApOZso
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_cuneiforme
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&defl=pt&q=define:Escrita+cuneiforme&sa=X&ei=_ipjTMDvF4XGlQelpdzbCg&ved=0CBUQkAE
http://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/
A escrita cuneiforme foi criada pelos sumérios, consistia na pictografia.. ou seja, o registro de idéias, objetos e acontecimentos em forma de imagens (desenhos).As figuras eram gravadas com algum material parecido com madeira, ou cunha e desenhados em pedras úmidas, depois levadas ao forno para garantir o registro. (WANESSA BIANCHI)
Resposta nº 1: Os primeiros povos a desenvolver a escrita foram a China, o Egito, a Mesopotâmia e povos da América Central, quase que simultaneamente, por volta de 4000 antes de Cristo. A escrita era feita através de desenhos.
ResponderExcluirLinks: http://www.wikipedia.com.br
http://www.coldaweb.com.br
Ana Lívia e Carolina Flor
alan disse...
ResponderExcluirLiteratura oral é a poética desenvolvida no calor do improviso pelos violeiros brasileiros, ou de um ou de outro lugar de além-mar, como Portugal, Espanha e França. É também aquela que é passada de boca em boca por gerações e gerações, sem que se saiba verdadeiramente a sua origem ou quem a fez, por isso anônima e também coletiva, popular, do povo. Vox populi, vox Dei.
recantodasletras.uol.com.br
www.apropucsp.org.br/
www.culturaspopulares.org/textos2
free-books-online.net/jograis-no-cordel-do
recantodasletras.uol.com.br
5) Acta Diurna
ResponderExcluirA acta diurna é considerada o primeiro jornal que existiu, eram pedras em que eram talhadas noticias, leis ou algo que as pessoas deveriam saber; uma espécie de aviso como: “não pise na grama!”, ou alguma lei importante, ou simples frases dos filósofos da época como “só sei que nada sei!.
Elas eram fixadas em muros das principais localidades da cidade, com o intuito que todos os cidadãos soubessem da sua existência.
Referencias:
http://www.infopedia.pt/$acta-diurna
http://pt.wikipedia.org/wiki/Acta_Diurna
( Anderson Calandrini e Allan Nunes 4JRN)
A prensa de Gutenberg
ResponderExcluirMuitos atribuem a invenção da imprensa diretamente a Johannes Gutenberg. De fato, ele teve grande contribuição para o aperfeiçoamento de técnicas de fabricação de papel iniciadas pelos chineses.
Ele era curioso, gostava muito de estudar e trabalhava com ourivesaria. Insatisfeito com a dificuldade na impressão de livros, que demoravam anos para ser escritos, pois eram em sua maioria escritos manualmente, Gutenberg criou uma técnica que consistia em esculpir na extremidade de haste de aço, letras, números e sinais. Antes disso, golpeava-se estas hastes com martelo contra um metal mais mole como o chumbo.
Importante ressaltar que a Europa já conhecia no início do século XV o papel, a tinta e a matriz, criados pelos chineses. Gutenberg foi quem teve a ideia de criar um equipamento que juntasse tudo isso num só, técnica que permaneceu sendo utilizada por quatro séculos. Por isso, é inquestionável sua importância na história da imprensa e da comunicação.
http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111780.shtml
http://www.ace.com.br/historiadaimpressao.php
Isabella Araujo
Raylane Fortunato
ResponderExcluirItem 07 - Teatro da antiguidade:
A origem do teatro na antiguidade tem como origem algo que está presente na vida de todos nós, a religião. Surgiu no século VII a.c em festivais religiosos gregos em homenagem a Dionísio.
Para a felicidade dos amantes do teatro existiu alguém que deveria ser muito prestigiado, Téspi s o corifeu, pois foi sua criatividade em se destacar até ao palco para representar o deus Dionísio que o fez ser lembrado hoje como o primeiro ator da história do teatro. Mas só em 240 a.C que os antigos mortais tiveram a graça de ver a primeira peça traduzida do grego interpretada por um escravo capturado em Tarento, talvez interpretando ele conseguisse amenizar o sofrimento, e com isso aconteceu os jogos cênicos que foram emitido do repertório grego, misturando palavras e canto, e os papéis representados por atores masculinos mascarados, escravos ou libertos que por seus donos eram considerados sem Valor algum e hoje estão na história de uma arte que encanta a muitos em um planeta que todos interpretam, desde o primeiro momento de vida.
Informações obtidas de: http://liriah.teatro.vilabol.uol.com.br/historia/teatronaantiguidade.htm
A história da Bíblia
ResponderExcluirExistem diversas teorias sobre a autoria da Bíblia. Humana ou divina, eis a questão. Porém há de se concordar que apesar de não sabermos efetivamente quem escreveu a história de Deus, sabemos quem a publicou. Em Israel a missão de transcrever letra por letra das sagradas escrituras cabia aos escribas, cujos manuscritos mais antigos encontrados datam do século III e IV d.C. Isso mudou após a invenção da imprensa, em 1455, quando as impressões da Bíblia a tornaram o maio best seller de todos os tempos, e a preocupação sobre os textos sagrados passou a ser outra: as traduções.
Camila Ramos 3JRN
http://www.sbb.org.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tradu%C3%A7%C3%A3o_da_B%C3%ADblia
http://www.baptistlink.com/creationists/ibb.htm
http://www.scribd.com/doc/6724217/Super-Interessante-A-Origem-Da-Biblia
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=biblia&page=Biblia.htm
12) A história da Bíblia.
ResponderExcluirA Bíblia é uma coleção de livros catalogados, considerados como divinamente inspirados pelas três grandes religiões dos filhos de Abraão (além do cristianismo e do judaísmo, o islamismo). São, por isso, conhecidas como as "religiões do Livro". É sinónimo de "Escrituras Sagradas" e "Palavra de Deus".
Acessem:
http://www.abibliadiz.hpg.ig.com.br/a.html
http://www.vivos.com.br/36.htm
Acadêmicos: Raul Lima e Ricardo Matheus.
16) O que é escrita CUNEIFORME?
ResponderExcluirA escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos sumérios, sendo a designação geral dada a certos tipos de escrita feitas com auxílio de objetos em formato de cunha. É juntamente com os hieróglifos egípcios, o mais antigo tipo conhecido de escrita, tendo sido criado pelos sumérios por volta de 3500 a.C. Inicialmente a escrita representava formas do mundo (pictogramas), mas por praticidade as formas foram se tornando mais simples e abstratas. A escrita cuneiforme foi adotada subsequentemente pelos acadianos, babilônicos, elamitas, hititas e assírios e adaptada para escrever em seus próprios idiomas; foi extensamente usada na Mesopotâmia durante aproximadamente 3 mil anos, apesar da natureza silábica do manuscrito (como foi estabelecido pelos sumérios) não ser intuitiva aos falantes de idiomas semíticos.
Acessem:
http://www.infoescola.com/civilizacoes-antigas/escrita-cuneiforme/
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/surgimento_da_escrita_mesopotamia
Acadêmicos: Raul Lima e Ricardo Matheus.
Nº 7: Os correios, as cartas, os pergaminhos, a origem do papel (e do papiro)
ResponderExcluirO primeiro indício de um serviço organizado de difusão de documentos escritos surgiu em 2400 a.C. na civilização egípcia, onde os faraós difundiam seus decretos por todo o território através de mensageiros. Os mensageiros realizavam o percurso a pé – mesmo os mais longos - e repousavam em estações de pernoite distribuídas ao longo dos "caminhos postais". Os encarregados das estações exerciam rigorosa vigilância durante o repouso para garantir a pontualidade.
Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao país, escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao Rei de Portugal. Com este acontecimento, estava sendo escrita a primeira página do surgimento dos correios no Brasil.
O pergaminho é o nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever. Designa ainda o documento escrito nesse meio. Acredita-se que possa ter se originado ou distribuído na cidade grega Pérgamo, na Ásia Menor.
Na atualidade, o pergaminho é utilizado para a confecção de diplomas universitários, títulos e letras do Tesouro Nacional, exatamente por ser considerado um material difícil de ser falsificado, graças às nuances naturais e à sua grande durabilidade.
Foi por volta de 2500 a.C. que os egípcios desenvolveram a técnica de fabricar folhas de papiro, considerado o precursor do papel. Quanto à origem do papel, a maioria dos historiadores concorda em atribuir a Cai Lun (ou Ts'ai Lun) da China a primazia de ter feito papel por meio da polpação de redes de pesca e trapos, e mais tarde usando fibras vegetais.
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-correio.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pergaminho
http://pt.wikipedia.org/wiki/Correio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Papiro
Acadêmicas: Ana Lívia e Carolina Flor
Romance de Cavalaria
ResponderExcluirNa idade medieval os andantes cavaleiros tinham suas valentes histórias contadas inicialmente através de poemas. Por volta do século XV a evolução desta literatura gerou o que chamamos de romances de cavalaria e com enredos clássicos permitiam que as aventuras travadas por estes heróis cristãos, os cavaleiros, pudessem ser difundidas e admiradas pela sociedade. Os romances de cavalaria gozaram de imensa popularidade em seu período ápice.
Em 1605 o espanhol Miguel de Cervantes escreveu o famoso romance Dom Quixote aproveitando-se do declínio dos antigos romances de cavalaria escreveu a história de um homem já de certa idade, que ao entregar-se à leitura desses romances, perde o juízo, envolve-se com os relatos, que acredita que tenham sido historicamente verdadeiros e decide tornar-se um cavaleiro andante. Enquanto narra os feitos do Cavaleiro, Cervantes satiriza os cavaleirescos relatos, tidos por fantasiosos a seu ver.
Marcelle Nunes
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2002/05/17/000.htm
http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/373313
Luiza Nascimento
ResponderExcluirO Surgimento Do Livro
o primeiro livro a ser impresso com tipos móveis, com capa e encadernado foi a Bíblia de 42 linhas de Gutenberg (1397 – 1468), publicada em 1454 na Alemanha.
A existência do livro se deve a uma sucessão de invenções que possibilitaram a fixação da escrita em um suporte, desenvolvimento de tintas, etc. O papel foi inventado pelo chinês Cai Lun em 105 a.C., que sugeriu a utilização de casca de amora, bambu e grama chinesa como matérias-primas. No século VII esse conhecimento é levado à Arábia por um monge budista, de lá vai para à Europa em 1150 através do domínio mouro, em Valência, Espanha. Na China o livro mais antigo é o Diamante sutra, uma escritura budista de 11 de maio de 868, que foi impressa em um rolo de papel através de blocos de madeira esculpida.
http://www.artigonal.com/educacao-artigos/a-origem-do-livro-1542468.html
Erick Barreto
ResponderExcluirAs antigas civilizações
As primeiras Civilizações que surgiram na História se localizavam no Oriente Próximo (Oriente Médio e litoral do Mediterrâneo Oriental), pois ali, em meio a terras áridas e extensos desertos, era possível encontrar áreas extremamente férteis, especialmente às margens de grandes rios, como o Nilo, o Tigre, o Eufrates e o Jordão. Ainda na Pré-história, diversas tribos migraram para essas regiões em busca de melhores condições de vida. Com o passar dos séculos, a agricultura foi se aperfeiçoando e se fez indispensável à construção de obras de irrigação (canais, valas, diques, muros de contenção) que pudessem ampliar a possibilidade de produção de alimentos em diversas regiões do globo entre o sexto e o quinto milênio a.C
http://brasigo.com.br/perguntas/civilizacao-do-oriente-como-surgiu
http://videociencia.wordpress.com/historia/inicio-civilizacoes/
Bruno Monteiro
ResponderExcluirA pré-história
A pré-história é definida como um período anterior ao surgimento da escrita. Foi nesse período que o homem começou a desenvolver suas habilidades físicas e lógicas. Divide-se em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
No paleolítico, o homem morava em cavernas e era nômade. No mesolítico, ocorreu o controle do fogo. Agora o homem podia usá-lo para cozinhar alimentos e iluminar sua casa. No neolítico, surge a metalurgia. A partir daí, o homem faz instrumentos de metal para facilitar a caça e a agricultura.
Apesar da história propriamente dita começar com a invenção da escrita, é difícil definir um marco, pois nem todos os povos descobriram-na ao mesmo tempo.
http://www.suapesquisa.com/prehistoria/
Número 17: As antigas civilizações
ResponderExcluirChama-se de antigo o período histórico compreendido entre o aparecimento das primeiras civilizações, provavelmente no oriente, e o ano 476 da nossa era.
Os homens primitivos sempre procuravam lugares que lhes fossem benéficos, com clima agradável, abrigados de grandes ventos e próximos das águas.
Os primeiros grupos humanos que influenciaram a civilização ocidental surgiram na Idade dos Metais, no final da pré-história.
Essas civilizações surgiram entre os povos que habitavam as terras férteis dos vales dos grandes rios como o Nilo, o Tigre, o Eufrates, o Hoang-Ho e o Yan-Tsé-Kiang.
As primeiras civilizações foram a egípcia, a mesopotâmica, a fenícia, a cretense e a hebraica, onde hoje se localiza o oriente próximo.
Extraído do livro:
Manual didático de pesquisa - Fernando Viana
Editora Didática Paulista - 1997
Acadêmica: Adriane Almeida
A oralidade
ResponderExcluirBem antes do surgimento da escrita a Oralidade era a ferramenta utilizada para transmitir tudo o que o ser humano acumulava sua memória. No processo de alfabetização, os educadores não levam em consideração o fato de o individuo antes de ser alfabetizado já possuir o conhecimento oral. Mas este é um processo que deve ser considerado tanto quanto a alfabetização, pois, o ser humano já vem com a oralidade desde sua formação.
Academicas: Sheila Tavares, Athina Monique, Rosileth
fonte de pesquisa:
www.fl.ul.pt/pessoais/didactica/.../Oralidade
www.ulbra-to.br/DownloadArquivo.aspx?idArquivo=986f4
portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/tcc_aoralidade.pdf
revistaeducacao.uol.com.br/textos
Item 02 - Pinturas Rupestres:
ResponderExcluirAs pinturas rupestres são representações do cotidiano do homem pré-histórico. Nas paredes das cavernas onde moravam, pintavam desenhos como uma forma de comunicação própria. Há registros que demonstram um ritual de caça realizado pelos povos dessa época.
Os historiadores afirmam que antes de cada caça, os homens pré-históricos pintavam nas cavernas, os animais que desejavam capturar. Por meio desse ritual, eles acreditavam que conseguiriam obter êxito na caça. Fato que demonstra o quanto era importante para os povos daquela época, essa forma de comunicação por eles desenvolvida. Os desenhos eram feitos por meio de elementos da natureza: extrato retirado de plantas, árvores e frutos, sangue de animais, carvão, rochas, dentre outros.
No Brasil, também encontramos pinturas rupestres feitas em rochas com gordura vegetal e animal. Os locais que possuem registros dessas pinturas ficam nos Estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Florianópolis e Piauí.
http://www.professordehistoria.com/duvidas/pintura_rupestre.htm
http://www.espacoacademico.com.br/041/41cjustamand.htm
http://www.espacoacademico.com.br/038/38cjustamand.htm
Viviane Oliveira