terça-feira, 3 de agosto de 2010

PLANO DE CURSO: História da Imprensa e da Comunicação

CURSO: Jornalismo e Publicidade e Propaganda

DISCIPLINA: História da Imprensa e da Comunicação

CARGA HORÁRIA: 72h/a

HORAS SEMANAIS: 4 h

SEMESTRE DO CURSO: 4º semestre

PROFESSORA: Me. Roberta Scheibe

TURMA: 4JRN

OBJETIVOS DA DISCIPLINA:
Despertar a atenção do aluno para a importância dos fatos históricos no processo de construção da imprensa e do jornalismo no Brasil e no mundo.
Focalizar a importância dos componentes históricos no processo de formação do comunicador social.
Buscar o resgate da história da imprensa amapaense e incentivara pesquisa acadêmica com rigor histórico.


EMENTA:
História dos processos de comunicação e sua relação com o pensamento e a cultura. A oralidade, a escrita, a imprensa e a imagem. Os meios de comunicação no Brasil: o jornal, a fotografia, o cinema, o rádio e a televisão. Comunicação e poder (os tempos de guerra, o período de censura). Breve história do jornalismo, da publicidade e das relações públicas.


COMPETÊNCIAS / HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DA DISCIPLINA:
Percepção, estímulo, participação e compromisso na apuração dos fatos históricos locais, nacionais e mundiais.

ESTRATÉGIA DE ENSINO:
Aulas expositivas, utilizando recursos audiovisuais, tais como: jornais impressos, internet, áudio e vídeo
Leituras direcionadas, discussão de textos;
Filmes históricos;
Seminários.

UNIDADES DE ENSINO:

Unidade I: Os princípios da Comunicação
As primeiras formas de Comunicação;
A oralidade;
A Escrita, o surgimento dos sistemas de escrita; as Atas romanas;
A informação no medievo - os jograis/trovadores, o ressurgimento dos correios e os correspondentes.
As gazetas manuscritas e as razões de seu desencontro com a tipografia;
Os métodos de impressão que antecederam a tipografia e o surgimento desta;
A importância da tipografia no contexto europeu e posteriormente lationoamericano;
O surgimento do jornal impresso e a teoria da “esfera pública”.

Unidade II: Os meios de Comunicação no Brasil
Tentativas de instalação da imprensa no Brasil;
O jornal
A fotografia
O Cinema
O rádio
A televisão
A internet


Unidade III: Comunicação e poder: tempos de guerra e de censura
As estratégias de transmissão de informações e denúncia da censura feitas pela grande imprensa;
As estratégias de transmissão de informações e denúncia da censura feitas pela grande imprensa (continuação).
A imprensa alternativa, os nanicos e O Pasquim (continuação).
Os grandes grupos multimídia nacionais;
Os impasses e as possibilidades abertas pelas novas tecnologias;


Unidade IV: Histórias...
A breve história do Jornalismo (Do jornalismo político à indústria cultural; Os grandes jornais e revistas);
A breve história da Publicidade e Propaganda (A constituição das grandes empresas jornalísticas, as agências de notícia e de propaganda);
A breve história das Relações Públicas


FORMAS DE AVALIAÇÃO DA TURMA 4JRN
20/09/2010 PROVA DE G1 VALENDO 5,0 + PRODUÇÃO DE 2 VÍDEOS FICCIONAIS (2,5) + PESQUISA DA HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
DO AMAPÁ - PUBLICAÇÃO NO WIKIPEDIA (2,5)
01/12/2010 PROVA DE G2 VALENDO 5,0 + PRODUÇÃO DE VÍDEO FICCIONAL (2,5) + PESQUISA DA HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
DO AMAPÁ - PUBLICAÇÃO NO WIKIPEDIA (2,5)
15/12/2010 PROVA DE G3 DE TODO O CONTEÚDO VALENDO 10,0.



BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CASTELO BRANCO, Renato et al.. História da propaganda no Brasil. São Paulo: T. A. Queiroz, 1990.
BRETON, Philippe. Sociologia da comunicação, 2002.
DEFLEUR, Melvin L.. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CADENA, Nelson Varón. Brasil 100 anos de propaganda. : Referência, 2001.
SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999.
SOBRINHO - BONI, J. B. de Oliveira (Supervisão). 50 Anos de TV no Brasil. São Paulo: Globo, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário